Também conhecido como retenção de água ou edema, a retenção de líquidos acontece quando o excesso de líquidos fica acumulado no corpo.
Há inúmeros motivos pelos quais isso ocorre, sendo que muitos não são graves.
A retenção de líquido acontece no sistema circulatório ou nos tecidos e cavidades, podendo causar inchaço nas mãos, pés, tornozelos, pernas e barriga.
Algumas mulheres sofrem retenção de líquido durante a gravidez ou antes do período menstrual.
Pessoas fisicamente inativas, como quando sentadas por várias horas no sofá ou na cadeira do escritório, pessoas acamadas ou sentadas em voos longos, também podem ser afetadas.
Entretanto, a retenção de líquido pode ser também um sintoma de uma condição de saúde grave, como doença renal ou insuficiência cardíaca.
Caso você desenvolva retenção de líquido repentina ou grave, procure um médico imediatamente.
Porém, os casos em que o inchaço é leve e não há condição de risco grave de saúde, você pode diminuir a retenção de líquido com algumas dicas simples.
A seguir você verá 5 formas simples para diminuir a retenção de líquidos.
1. Evitar carboidratos refinados
Graus elevados de insulina fazem com que seu corpo retenha mais sódio aumentando a reabsorção de sódio nos rins.
Consumir carboidratos refinados leva a picos rápidos nos níveis de açúcar no sangue e insulina. Isso faz com que seu corpo receba mais volume de fluido.
Estão incluídos nos tipos de carboidratos refinados açúcares e grãos processados, como a farinha branca e o açúcar de mesa.
Considerações:
Consumir carboidratos refinados pode elevar os níveis de insulina no corpo, e isso leva ao aumento da reabsorção de sódio nos rins, fazendo com que seu corpo receba mais volume de fluído.
2. Consuma mais alimentos ricos em potássio
Potássio é um mineral que tem um papel com inúmeras funções muito importantes para o corpo. Como por exemplo, auxiliar no envio dos sinais elétricos que mantêm o corpo funcionando.
Ele Também pode resultar em benefícios para a saúde do coração.
Tomates, abacates e bananas são alguns exemplos de alimentos ricos em potássio.
O potássio deve auxiliar a diminuir a retenção de líquido de duas maneiras, uma é reduzindo os níveis de sódio e a outra aumentando a produção de urina.
Considerações:
O potássio deve diminuir a retenção de líquido, aumentando a produção de urina e reduzindo a quantidade de sódio do seu corpo.
3. Consuma menos sal
O sal é composto por cloreto e sódio.
O sódio se conecta à água no corpo e auxilia na conservação do equilíbrio dos fluidos dentro e fora das células.
Se você tem o hábito de consumir refeições ricas em sal, como muitos alimentos processados, o corpo pode reter líquido. A verdade é que dentro de uma dieta esses alimentos são a maior fonte de sódio.
Inúmeras pesquisas mostraram que o aumento do consumo de sódio leva ao aumento da retenção de líquidos no corpo.
Entretanto, uma pesquisa feita com pessoas saudáveis não observou o mesmo efeito, então os resultados podem depender da pessoa. Cada caso é um caso.
A dica mais comum para diminuir a retenção de líquidos é limitar o consumo de sódio, porém esse conceito não é verdade absoluta.
Considerações:
O sódio pode se misturar à água no corpo. Reduzir o consumo de sal pode auxiliar na redução da retenção de líquido.
4. Consuma mais magnésio
O magnésio é um mineral muito importante para o corpo. A verdade é que está ligado com mais de trezentas reações enzimáticas que mantêm o corpo funcionando.
Uma pesquisa apresentou que 200 mg de magnésio por dia diminuiu a retenção de líquido em mulheres com sintomas pré-menstruais.
Outras pesquisas feitas com mulheres com TPM mostraram resultados semelhantes.
Algumas boas fontes de magnésio são nozes, grãos integrais, vegetais verdes folhosos e chocolate amargo.
O magnésio também está disponível em suplementos, você pode encontrar em alguma farmácia.
Considerações:
O magnésio apresentou ser eficiente na diminuição da retenção de líquido, pelo menos para mulheres com sintomas pré-menstruais.
5. Consuma mais vitamina B6
A vitamina B6 é uma classe de inúmeras vitaminas relacionadas. Essas vitaminas são importantes para a criação de glóbulos vermelhos e exercem inúmeras outras funções no corpo.
A vitamina B6 apresentou diminuir a retenção de líquido em mulheres com sintoma pré-menstrual.
Algumas boas fontes ricas em vitamina B6 são carne, banana, nozes e batatas.
Considerações:
A vitamina B6 pode auxiliar na diminuição da retenção de líquido, particularmente em mulheres com sintoma pré-menstrual.
0 Comentários